Gerais:
- Contribuir para uma formação académica sólida, actualizada e diversificada;
- Contribuir para a cidadania promovendo a autonomia e a interacção entre grupos heterogéneos.
- Incentivar o gosto pela pesquisa em áreas diversificadas;
- Adquirir a consciência de que o conhecimento é transdisciplinar;
- Desenvolver a capacidade criativa e a flexibilidade mental;
- Incentivar o trabalhar com a metodologia de projecto;
- Fomentar o trabalho de grupo e a noção de pertença em relação à escola;
- Desenvolver competências físicas de destreza, coordenação e precisão
Planificação Metodológica e calendarização
Este projecto é entendido como “um organismo vivo” no sentido em que nasceu pela mão de um conjunto de professores e foi-se desenvolvendo. O alargamento a vários grupos disciplinares foi constante, daí as várias áreas temáticas que o integram não estarem com o mesmo nível de desenvolvimento.
Cada disciplina tem a sua planificação específica e transversal com as demais disciplinas articulando-se com a planificação global do projecto. A planificação da participação das disciplinas intervenientes no projecto é feita pelos respectivos professores, tendo em conta os conteúdos a leccionar em cada ano de escolaridade com que participa.
Como não poderia deixar de ser, a metodologia utilizada é a metodologia de projecto.
Síntese descritiva do projecto
O projecto foi pensado para englobar as disciplinas de Matemática, Física, Oficina de Artes, Oficina de Multimédia, Área de Projecto e Educação Física, onde, de acordo com a planificação estabelecida para o efeito, será desenvolvido de forma trans, inter e intra-disciplinar um processo de concepção e criação de aviões de papel, os quais serão lançados em evento próprio. Neste momento (início do 2º período) temos a adesão das seguintes disciplinas: Português, EMRC, Sociologia, Geometria Descritiva, Biologia e Geografia.
Conteúdos a abordar pelas várias disciplinas
Matemática
- Cálculos de áreas;
- Centro de áreas das asas (para o peso por unidade de área relacionado com a velocidade e para caracterizar a estabilidade de cada modelo);
- Centro gravitacional dos aviões (para cada um dos modelos desenvolvidos);
- Tratar estatisticamente os resultados numéricos das trajectórias, velocidades e ângulos de planagem;
- Introdução à interpolação e diferenças finitas para calcular a aproximação de velocidades;
- Aplicação prática dos métodos analíticos;
- Cálculo de áreas e centros de figuras.
Física
- Aplicação dos conceitos “Leis de Newton”, “Força gravítica”, “Força de pressão”, “Força de resistência do ar” e “Equação de Bernoulli”;
- Análise e estudo ao nível da força de sustentação;
- Análise da influência das características de cada modelo no tempo de voo e distância percorrida, da influência das condições de lançamento no tempo de voo e distância percorrida;
- Aplicação de metodologias de análise (com auxílio de registos videográficos) visando a aferição dos factores de voo e da execução dos lançamentos.
Área de Projecto
- Aplicação dos conceitos metodológicos de desenvolvimento de projectos:
- Definição do Projecto (planificar a estratégia conceptual e de gestão para viabilizar a materialização do projecto);
- Produção Executiva (equipas gestoras das diferentes fases do projecto nas diferentes disciplinas, através da criação dos canais de comunicação e circulação da informação para acompanhamento do desenvolvimento do projecto);
- Concepção e realização partilhada com as outras disciplinas envolvidas nos eventos (palestras, exposições e campeonato).
Oficina de Artes
- Processos de concepção e ilustração dos diversos modelos de aviões;
- Desenvolvimento de trabalhos bi e tridimensionais explorando o conceito de escultura cinética.
Desenho A
- Exploração de uma técnica de desenho num trabalho colectivo.
Oficina de Multimédia B
- Concepção e criação de suportes digitais e de comunicação do projecto (página Web e Blog) e gestão de conteúdos e dos registos das evidências sobre as várias fases do projecto;
- Produção dos materiais para a divulgação: cartazes, regulamento, convites, folhetos, etc.
Educação Física
- Conceitos de lançamento e transfer pedagógico com diversas modalidades desportivas com lançamentos e que apliquem os conceitos de física dinâmica;
- Técnicas de lançamento dos aviões de papel;
- Concepção dos regulamentos e arbitragem ;
- Organização dos eventos de lançamentos.
As disciplinas que recentemente aderiram ao projecto estão a estruturar a sua participação e respectiva planificação, que a todo o momento será editada neste mesmo espaço.
Acções e actividades a levar a cabo
No âmbito do “Plano de voo: arte, ciência e movimento – viagem transdisciplinar” foram projectadas actividades muito diversificadas. Cada professor na sua disciplina e com os seus alunos irá trabalhar os conteúdos que lhe dizem respeito (dando preferência a uma abordagem transdisciplinar) desenvolvendo actividades e trabalhos que, sempre que se justifique pela sua relevância, serão editados neste blog. Prevê-se a realização de actividades que envolvem acções colectivas tais como: palestras (com personalidades externas convidadas); exposições conjuntas; visitas de estudo; filmagens e estudos práticos; provas e competição de lançamentos; projecção de filmes; acções de publicidade anunciada e performance; entre outras.
A calendarização das actividades e acções colectivas poderá ser vista em: calendario_anual.pdf
O projecto foi divulgado a outras escolas para que estas se juntem a nós nesta aventura pedagógica repleta de múltiplas aprendizagens. Cada escola integra-se na actividade ou nas actividades que consideram ser do interesse dos seus alunos ou que se integram no seu Plano Educativo de Escola.